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  • 10 dicas para ganhar ou manter a flexibilidade

    10 dicas para ganhar ou manter a flexibilidade

    1. Mude a rotina

     

    Flexibilidade---Rotina

    Primeiramente nós precisamos achar o que está errado com o seu corpo para então podermos fazer os ajustes, certo?

    Dessa forma, a falta de flexibilidade provavelmente vem de uma rotina onde não se estimula muito bem os músculos e articulações.

    Seja por um trabalho inteiramente sentado, seja pela repetição de apenas algumas musculaturas, o fato é que precisamos estimular todas as áreas do corpo.

    Nosso corpo não foi projetado para ficar na frente de um computador o dia todo, então uma dica simples e básica para ajudar nesse início é fazer caminhadas ao longo do dia.

    Essa pequena atitude é extremamente eficaz e ajudará muito na flexibilidade do seu corpo.

    2. Alongamento para Flexibilidade

    Flexibilidade---Alongamento

    Dentre todas as dicas, essa é provavelmente a mais conhecida, mas a que menos se pratica.

    Os alongamentos são simples, como normalmente feitos em academias ou fisioterapias: estique o músculo e o segure de 10 a 30 segundos para expandi-los e assim aumentar a flexibilidade.

    É importante alongar-se diariamente pois essa é uma prática que vai além das sessões de Pilates.

    O tempo médio sugerido é entre 10 e 20 minutos de alongamentos com quatro repetições de cada grupo muscular.

    Essa é a dica que trará resultados rapidamente. Teste e você verá!

    3. Foco na Respiração

    Flexibilidade---Respiração

    Um dos mais importantes princípios do Pilates deve ser aplicado na busca pela flexibilidade.

    Devemos inspirar profundamente e expirar completamente pois dessa forma nosso corpo tende a relaxar, tendo um maior alcance do movimento.

    Ou seja, quanto maior o relaxamento, maior a nossa flexibilidade.

    4. Relaxe a Mente

    Flexibilidade---Relaxe-a-mente

    Sabe aquela história de que nossa mente influencia muito nas ações do nosso corpo?

    Então, o Pilates está aqui exatamente para nos ajudar a controlar nosso corpo através da mente, por isso o nome ‘’Contrologia’’.

    Os exercícios oferecidos pelo Método ajuda a nos conhecermos melhor e trabalhar melhor nossas emoções, o que influencia diretamente no nosso corpo físico.

    5. Aprecie o Momento

    Flexbilidade---Relaxe-a-mente

    Para controlarmos o nosso corpo, primeiramente precisamos ter o conhecimento do que ele está realizando.

    Assim, é muito importante prestar atenção em todos os movimentos, se concentrar e controlar a ação do seu corpo.

    A partir de então basta apreciar o momento que seu corpo está passando e alcançar a flexibilidade de forma plena e controlada.

    6. Persistência

    Flexibilidade---Persistência

    Provavelmente esta dica vai parecer óbvia, mas é muito importante frisar que tudo o que fazemos na vida, não vamos sempre conseguir de primeira.

    Dessa forma, não desanime caso sua flexibilidade não aumente na primeira sessão, ou na primeira aula.

    Continue focando nos exercícios e nas dicas e você verá que os resultados virão.

    Também é sempre importante lembrar que cada corpo funciona de uma maneira, portanto se o corpo de uma pessoa trabalha em certo ritmo, não significa que o seu seguirá o mesmo padrão.

    Portanto força de vontade e persistência são as palavras chaves.

    7. Faça os Movimentos Corretamente

    Flexibilidade----Movimentos

    Em qualquer série de exercícios, é preciso seguir as orientações corretamente para obtermos resultados, certo?

    O Pilates funciona da mesma forma.

    Faça os movimentos e os exercícios corretamente para que a eficácia seja maior e você alcance o foco principal que é uma maior flexibilidade no seu corpo.

    8. Ouça o seu Corpo

    Flexibilidade---Ouça-seu-corpo

    Este é um ponto muito importante.

    Como dito anteriormente, cada corpo funciona de uma maneira e em determinada velocidade, por isso fique de olho nos sinais que o seu está te dando.

    Preste atenção em fatores como dores e rigidez.

    Saiba o seu ritmo e atinja o seu nível de flexibilidade com consciência, sempre sabendo o limite do seu corpo, afinal não queremos causar nenhuma lesão, não é mesmo?

    9. Hidrate-se

    Flexibilidade---Hidrate-se

    Essa é uma dica que talvez te surpreenda, mas é muito importante se manter hidratado.

    Por que?

    Bom, nosso corpo é composto principalmente de água e ela é essencial para a manutenção de nossos músculos.

    Assim, para que a flexibilidade seja atingida de forma eficaz, precisamos que o corpo esteja hidratado, com líquidos saudáveis para funcionar de forma correta.

    Lembre-se: água, água de coco e vitaminas são ótimas opções para manter o corpo hidratado.

    Esqueça líquidos como refrigerantes e bebidas industrializadas em geral.

    10. Relaxe

    Flexibilidade---Relaxe

    Relaxe!

    Sim, mantenha seu corpo tranquilo pois não adianta forçarmos nosso corpo, mas sim, precisamos recuperá-lo de todos os esforços e cansaços do dia a dia.

    Nunca sobrecarregue os músculos pois será bem difícil conseguir flexibilidade dessa forma.

    Descanse e relaxe o seu corpo, e então aplique todas as dicas anteriores.

    Fonte: Revista Pilates