fbpx
  • Conheça 7 alimentos que ajudam a controlar a resistência à insulina

    Conheça 7 alimentos que ajudam a controlar a resistência à insulina

    A resistência insulínica é uma condição na qual existe uma resistência do organismo ao hormônio insulina, resultando no aumento de açúcar no sangue. Quando isso acontece, mais insulina é liberada pelo pâncreas na tentativa de normalizar os níveis de glicose no sangue. O quadro é caracterizado como um pré-diabetes, e se não for tratado, pode levar ao desenvolvimento da doença. A alimentação desempenha papel importante tanto na prevenção do diabetes quanto na resistência à insulina, que também é um dos grandes dificultadores da perda de peso. Veja abaixo alguns alimentos que tem a propriedade de atuar no controle:

    1. Linhaça moída

    Contém um alto teor de fibras e de ácido alfa-linolênico, além de ser fonte de lignanas. Esse perfil nutricional contribui para o controle dos níveis de glicose e insulina. Consuma cerca de 2 colheres de sopa de linhaça ao dia, em sucos, frutas, vitaminas ou com alimentos de sua preferência.

    2. Oleaginosas (castanhas, pistache, avelã, amêndoas)

    São compostas por nutrientes como magnésio, fibras, ômega 3, ômega 9, arginina e antioxidantes que contribuem para o controle da inflamação e da resistência à insulina. O consumo de cerca de 30 gramas por dia já tem demonstrado benéficos.

    3. Canela

    É rica em compostos fenólicos e cromo que contribuem para o controle. O consumo ideal é de 1 a 3 gramas ao dia.

    4. Cacau orgânico

    Chocolate com alto teor de cacau (70% ou mais) ou cacau em pó são ricos em flavonoides que possuem ação antioxidante capaz de contribuir com a saúde de pacientes que apresentam o quadro.

    5. Chá verde

    Importante fonte de polifenóis que atuam na melhora da sensibilidade à insulina. Para obter mais benefícios desses compostos, opte pelo chá de infusão preparado em casa e não ultrapasse o consumo de 3 a 4 xícaras ao dia.

    6. Biomassa de banana verde

    A biomassa de banana verde contém um teor elevado de amido resistente que possui efeitos benéficos no metabolismo da glicose. Acrescente 1 cubo da biomassa de banana verde em sucos, molhos, sopas ou no feijão. A farinha de banana verde também pode ser usada para o preparo de bolos e consumida com frutas e sucos.

    7. Gymena Silvestre

    Atua no controle da glicemia e pode ser usada na forma de chá. É encontrada em lojas de produtos naturais.

    Além dos alimentos que apresentam efeitos benéficos, existem aqueles que podem prejudicar a resistência à insulina. Evite a ingestão de comidas com excesso de gordura saturada, gordura trans, frutose e os carboidratos refinados (com açúcares e farinha branca).

    Fonte: https://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/2018/12/16/7-alimentos-que-podem-controlar-a-resistencia-a-insulina/