Dor no final da coluna, o que pode ser?

A dor no final da coluna normalmente não grave, podendo ser resultado de má postura ou esforços repetitivos, por exemplo, sendo facilmente solucionada com repouso e leve massagem no local da dor. No entanto, quando a dor se torna intensa e constante, é importante ir ao médico para que sejam avaliados os sintomas, seja feito o diagnóstico e, assim, possa ser iniciado o tratamento.

O tratamento para dor no final das coluna pode ser feito com o uso de relaxantes musculares ou anti-inflamatórios, dependendo do tipo de dor e da orientação médica, além de sessões de fisioterapia para fortalecimento da musculatura e alívio dos sintomas.

Principais causas

A dor no final da coluna normalmente não é grave, podendo ser facilmente solucionada com repouso, sessões de fisioterapia e uso de medicamentos anti-inflamatórios, por exemplo. As principais causas de dor no final das costas são:

1. Lombalgia

A lombalgia corresponde à dor no final da coluna que pode ser acompanhada ou não de dor nas pernas ou glúteos que pode durar menos ou mais de 1 mês. A lombalgia pode ser causada por má postura, mal jeito nas costas, sedentarismo, infecção local ou até mesmo tumor.

O que fazer: No caso da lombalgia, o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, como relaxantes musculares e anti-inflamatórios, por exemplo, sempre com orientação médica. Pode ser recomendado também fisioterapia para fortalecimento da musculatura e redução da dor.

2. Inflamação do nervo ciático

O nervo ciático tem início no fim da coluna e, quando inflamado ou comprimido, pode causar dor intensa no fim da costas, além de dor no glúteo e pernas. A inflamação do nervo ciático pode causar além da dor dificuldade para manter a coluna ereta e abaixar e dor ao andar.

O que fazer: Ao notar os primeiros sintomas de inflamação no nervo ciático, é importante consultar um ortopedista para que seja feito o diagnóstico e possa ser iniciado o tratamento, que pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios para aliviar os sintomas, além de sessões de fisioterapia para reduzir a dor, inflamação e fortalecer a lombar e, assim, melhorar a qualidade de vida.

3. Esforço repetitivo

A prática de atividades repetitivas e que envolvem a região lombar, como andar de bicicleta ou abaixar muitas vezes durante o dia, podem provocar inflamação dos músculos e ligamentos da região, resultando em dor no final da coluna.

O que fazer: No caso de dor no final da coluna devido ao esforço repetitivo é indicado ficar em repouso e, caso necessário, tomar medicamentos anti-inflamatórios, como Diclofenaco, por exemplo, para aliviar os sintomas. No entanto, caso a dor não passe mesmo com o uso de anti-inflamatórios, é importante ia ao ortopedista para que seja investigada a causa da dor.

4. Má postura

A má postura é uma das principais causas de dor no final da coluna, isso porque a postura incorreta ao sentar, por exemplo, pode causar uma pressão muito grande no cóccix, resultando em dor lombar.

O que fazer: Caso a dor no final da coluna seja resultado de má postura, pode-se levantar ao longo do dia para alongar e fazer uma leve massagem no local da dor. Além disso, é importante corrigir a postura para evitar mais dores ou o surgimento de outros problemas.

5. Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando o disco intervertebral sai do local, levando à compressão dos nervos da região e resultando em dor na região lombar. Além da dor no final da coluna, pode haver dificuldade para andar e se abaixar, fraqueza das pernas e até mesmo alteração no funcionamento da bexiga devido à compressão dos nervos locais. Saiba quais são os sintomas da hérnia de disco.

O que fazer: Quando houver suspeita de hérnia de disco, é importante ir ao ortopedista para que seja feito o diagnóstico por meio da avaliação dos sintomas e de exames de imagem, como o raio X. Além disso, é importante realizar sessões de fisioterapia para melhorar a qualidade de vida da pessoa.

6. Cálculo renal

O cálculo renal tem como principal sintoma a dor aguda no final das costas, mais precisamente na região lateral, que surge devido à presença de pedras nos rins que provocam inflamação e obstrução do fluxo de urina nas vias urinárias. Veja quais são os sinais e sintomas de cálculo renal.

O que fazer: Caso surjam sintomas característicos de crise renal, é importante consultar um nefrologista para que se possam fazer exames para identificar a presença das pedras e seu tamanho para que possa ser definida a melhor forma de tratamento. No entanto, para evitar a formação de pedra nos rins, é importante ter hábitos de vida saudável, com uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios, além de beber pelo menos 2 litro de água ao longo do dia.

Fonte: https://www.tuasaude.com/dor-no-final-da-coluna/