Hérnia de disco - o que é? - Pilates | RPG | Fisioterapia | Acupuntura | Espaço Físio Pilates +55 11 3681-6256
  • Hérnia de disco – o que é?

    Hérnia de disco – o que é?

    Quando o assunto é dor nas costas, um dos pontos que mais assusta as pessoas é a hérnia de disco. Mas, afinal de contas, o que é o problema? Ele realmente deve ser tão temido? A North  American Spine  Society define hérnia de disco intervertebral para fora de seu lugar “normal”. Poxa, mas o que isso tudo significa?

    Entre as vértebras da coluna temos uma “borracha” que ajuda no amortecimento dos movimentos e dá mais espaço entre elas –para permitir que nervos e vasos sanguíneos possam sair da coluna para as outras regiões do corpo.

    A posição normal do disco é a borda do corpo da vértebra. Quando a “borracha” vai além dessa borda, temos a herniação do disco.

    As protrusões e extrusões

    Esses são os dois tipos principais de hérnia de disco. As protrusões são hérnias mais curtas; enquanto as extrusões são mais compridas do que largas.

    E os abaulamentos? Os abaulamentos são o deslocamento do disco de forma generalizada. Eles não são considerados uma hérnia de disco e nem fonte de dor. A razão para isso é que os abaulamentos dificilmente comprimem outras estruturas, pois não se afastam muito do disco.

    As hérnias de disco podem promover dor. Mas isso, via de regra, acontece somente quando a herniação comprime os nervos que saem da coluna. Ainda assim, não é qualquer compressão que vai gerar dor. A tendência é haver dor somente quando houver uma compressão importante.

    Toda dor nas costas é devido à hérnia?  Esse é outro mito. Na maior parte das vezes não se pode relacionar uma dor de coluna à hérnia de disco ou qualquer outra estrutura. Como dissemos, somente quando há uma compressão dos nervos–devido à hérnia de disco — observada no exame de imagem e com os sintomas dessa compressão é que podemos, de fato, dizer que a dor está vindo dela. Ter hérnias de disco não implica em ter dor. E ter dor e ter uma hérnia não significa que ela seja a causa da dor.

    Fonte: https://vivabem.uol.com.br/colunas/claudio-mesquita/2018/08/29/hernia-de-disco-quais-sao-as-causas-e-como-tratar-o-problema.htm