Método Pilates - Espaço Físio Pilates | Ligue para (11) 3681-6256

O método Pilates se trata de uma técnica desenvolvida pelo alemão Joseph H. Pilates. Ele, desde muito jovem, apresentava sérios problemas de saúde e propôs-se a superar todas essas dificuldades por meio da prática de esportes.

O método veio a surgir, em suas aplicações, durante a Primeira Guerra Mundial, quando Pilates esteve recluso junto a outros alemães em Lancaster, na Inglaterra. Lá, ele atuou como enfermeiro, obtendo resultados excelentes na recuperação do bem-estar físico e mental dos doentes. Nessa mesma época, começou a trabalhar no planejamento de aparelhos que ajudariam no tratamento.

Daí surgiram os vários equipamentos e acessórios que conhecemos hoje, que são:

Cadilac

Método Pilates: Cadilac

Reformer

Método Pilates: Reformer

Cadeira (Chair)

Método Pilates: Cadeira (Chair)

Barril (Full Barrel)

Método Pilates: Barril (Full Barrel)


No período entre-guerras, mudou-se para os Estados Unidos e lá fundou seu primeiro estúdio, fazendo o método se dissipar entre as academias de dança e outros profissionais da área da saúde e práticas esportivas.

A “Contrologia”, nomenclatura dada ao método por ele mesmo, facilmente ganhou adeptos em toda a América do Norte, confirmando sua previsão de que estava 50 anos adiantado no que diz respeito ao tratamento da saúde do corpo e da mente. Os dias de hoje não deixam mentir. Pilates tinha razão.

Dentre os diversos perfis passíveis de aplicação do método, vê-se que não se trata de algo excludente, pois pode ser usado tanto para reabilitação de pessoas com sérios problemas fisiátricos, como em pessoas saudáveis que buscam o equilíbrio físico do corpo por meio de uma musculatura mais bem definida, de uma respiração cadenciada e melhora do estado físico global. Ou seja, o Pilates é indicado para os mais diversos públicos, desde gestantes e idosos a atletas e pessoas que necessitam de auxílio no tratamento de alguma patologia.

Método Pilates

Portanto, o método Pilates original, quando aplicado por profissionais realmente certificados e engajados na busca desses benefícios, pode proporcionar a você uma verdadeira qualidade de vida, trazendo à tona e comprovando o título que Pilates deu a seu segundo livro, no qual aborda questões teóricas sobre o método: “Return to life through Contrology”, ou seja, “Volte a viver por meio da Contrologia”.

  • Benefícios da prática do Pilates

    – Melhora do condicionamento físico
    – Melhora e correção da postura
    – Ganho de consciência corporal
    – Melhora do desempenho sexual
    – Alívio de tensões e do estresse
    – Melhora da concentração e equilíbrio
    – Melhora da capacidade cardiorrespiratória
    – Melhora da elasticidade, alongamento e fortalecimento muscular
    – Auxílio na redução de medidas
    – Proporciona bem-estar por meio da revitalização da saúde corporal e mental, vistas como um todo

  • Quem pode praticar?

    O perfil dos praticantes do Método Pilates é muito amplo, pois abrange desde jovens esportistas a pessoas que necessitam de cuidados especiais. Todos os exercícios podem ser adaptados e especialmente aplicados pelo instrutor obedecendo às necessidades de cada público, daí a importância de se praticar Pilates em grupos reduzidos. O método é muito procurado por pessoas que buscam ter mais qualidade de vida no dia a dia, fortalecendo e definindo músculos, melhorando o alongamento e corrigindo a postura. Além de ser indicado por médicos especialistas a pacientes com alguma patologia, esportistas e praticantes de atividade física também utilizam-se do método para aprimoramento do condicionamento físico. Há ainda aulas especiais para a melhor idade e para todo o público que busca o alívio de dores e a melhora na harmonia dos movimentos como um todo.

    Muitos profissionais da área da saúde indicam o método também para outras patologias, como:

    • Dor na coluna
    • Hérnia de disco
    • Ciatalgia
    • Escoliose
    • Hipercifose
    • Hiperlordose
    • Lesões no quadril e ombro
    • Ler/DORT
    • Fibromialgia