Terapia ocupacional e seus benefícios - Pilates | RPG | Fisioterapia | Acupuntura | Espaço Físio Pilates +55 11 3681-6256
  • Terapia ocupacional e seus benefícios

    Terapia ocupacional e seus benefícios

    Cada pessoa tem um propósito e um papel no mundo: por meio de suas atividades, o indivíduo contribui diretamente para a construção e sobrevivência da sociedade como um todo. Todas as ações humanas são significativas, desde tomar banho e se vestir até cuidar da saúde de pessoas ou construir um prédio.

    Ao longo da vida, porém, algumas pessoas adquirem limitações físicas, emocionais ou psicológicas que podem impedir a realização de suas atividades. A Terapia Ocupacional é uma ciência da saúde que atua justamente na prevenção, habilitação ou reabilitação das pessoas que possuem algum tipo de disfunção ocupacional que atrapalhe a realização de suas atividades da vida diária.

    Benefícios da Terapia Ocupacional
    A principal função da Terapia Ocupacional é oferecer qualidade de vida por meio da prevenção e reabilitação, incentivando a pessoa a readquirir autonomia e independência — que, por algum motivo, foram bloqueadas.

    Enquanto um fisioterapeuta atua mais na recuperação da parte física e motora do paciente, o terapeuta atua na questão emocional, ajudando o indivíduo a voltar à sua rotina. O profissional de Terapia Ocupacional trabalha na reorganização do paciente, tornando-o capaz de realizar atividades rotineiras como calçar o sapato, segurar o garfo e se vestir sem precisar da ajuda de outra pessoa.

    O terapeuta é como um guia para saúde mental e, além de auxiliar no retorno das funções motoras, ajuda no processo de ressignificação das ações e sentimentos por meio de diversos tipos de atividades, fazendo com que o paciente descubra como viver com saúde e bem-estar.

    Para quem é indicada?
    A Terapia Ocupacional é indicada especialmente para crianças que apresentam atraso no desenvolvimento ou nas atividades escolares, além de pessoas que sofreram danos cerebrais ou físicos e precisam reaprender a realizar as atividades cotidianas.

    Fonte: http://www.sbie.com.br/blog/os-beneficios-da-terapia-ocupacional-para-saude-mental/