O objetivo da posturologia é recalibrar e corrigir esse sistema para haver uma reengramação postural global ao nível do sistema nervoso central buscando o equilíbrio.
O diferencial deste método é que resulta da avaliação feita através da observação de estruturas importantes do corpo, chamados de captores, além da própria coluna vertebral.
O tratamento consiste em uma sessão onde será avaliado o padrão de postura e os possíveis desequilíbrios nos pés, olhos, cicatrizes, perna curta e quaisquer outras alterações posturais.
Nessa sessão é feita a correção de alterações, passando exercícios e, se necessário, retirada a medida de palmilhas corretivas personalizadas para ajudar a enviar para o cérebro uma nova informação da postura para corrigi-la.
A Osteopatia postural é uma filosofia de diagnóstico e tratamento que tem como objetivo a busca do equilíbrio estático e dinâmico do corpo. É a ciência do equilíbrio que estuda o sistema tônico postural através de informações dos sistemas integradores como: os pés, os olhos, ouvido interno, a propriocepção, viscerocepção (Villeneuve). Ela também ensina a prestarem atenção nos distúrbios de dento-oclusão, às cicatrizes nociceptivas, micro galvanismos, perna curta, obstrução nas vias de comunicação, que são obstáculos que modificam o sistema postural provocando enfermidades.
A palavra postura deriva do latim positura que tem o significado original de posição, atitude ou hábitos posturais.
Um corpo em equilíbrio postural possibilita a manutenção e qualidade da estrutura e consequentemente a máxima eficiência funcional do organismo. Se a saúde depende da integridade da estrutura, a estrutura quando viciosa é considerada a causa fundamental de doença.
Pode ser indicada para vários problemas como:
![]() |
![]() |