Tratamento da ATM com a RPG
  • Tratamento da ATM com a RPG

    Tratamento da ATM com a RPG

    A articulação têmporo-mandibular (junta entre a cabeça e a mandíbula) é um local que devido aos hábitos da vida moderna e miscigenação, tem apresentado problemas que causam dores de cabeça, dores no pescoço, dor de ouvido, dor na face, cansaço ao mastigar, bruxismo, desgaste de alguns dentes, estalos e travamentos ao abrir e fechar a boca.

    Engana-se quem pensa que a RPG é restrita ao tratamento de coluna, braços e pernas. A RPG também é indicada para problemas na Articulação Temporomandibular, popularmente conhecida como ATM. Essa articulação faz parte do conjunto de estruturas que permitem a realização das funções estomatognáticas (como o respirar, comer, deglutir e falar). Isso quer dizer que a ATM está ligada a funções que garantem a sobrevivência do ser humano.

    Para que as funções dessa articulação sejam realizadas, ela trabalha em conjunto com os músculos estáticos. Entre esses músculos está o masseter, que é muito tenso e um dos grandes responsáveis pelo fechamento da boca.

    Quando temos problema com a ATM, dizemos que o indivíduo apresenta uma DTM (disfunção temporomandibular). Os músculos, muitas vezes, aumentam a tensão de forma unilateral e desviam a mordida para o lado. Como consequência, a cabeça e o pescoço vão se adaptar mudando suas posições. Assim, o corpo entorta para corrigir a posição da cabeça e do pescoço.

    O tratamento com a RPG é feito através de técnica manual, após avaliação da mordida, postura da cabeça e pescoço e coleta dos sintomas do paciente. O tratamento objetiva o relaxamento e equilíbrio das articulações mandibulares, cervicais e seus respectivos músculos,

    No tratamento se observam todas as desarmonias do corpo e se identificam quais cadeias musculares são responsáveis por essas alterações. O trabalho é feito através de posturas ativas, ou seja, o fisioterapeuta interage todo o tempo com o paciente, dando o comando verbal (orientando), além de corrigir através de manobras a postura. Tais posturas visam ao equilíbrio do tônus muscular (fazer com que o tônus oscile dentro de uma faixa de normalidade).

    Fonte: Fisioterapia Quintana; RPG Shouchard